+55 (11) 2023-1587
+55 (11) 2682-7045
Segunda a Sexta 08:00 às 18:00
Rua Jorge Augusto, 83 Vila Centenário - São Paulo

Portaria 354

A padronização para a portaria 354 loudness

A variação percebida durante o fim de um bloco de programa e o início de uma faixa comercial é denominada como loudness. Visando diminuir o desconforto sonoro dos telespectadores com as mudanças bruscas e repentinas de volumes, foi decretada em julho de 2012 a portaria 354 loudness.

A portaria 354 loudness é uma norma responsável por determinar que a intensidade média do áudio da programação e da propaganda deve ser padronizada por todas as emissoras nacionais de TV Digital, tendo como modelo os padrões internacionais.

Dentre os seus artigos, a portaria 354 loudness também prevê a obrigatoriedade no uso do controle de loudness para, enfim, padronizar o áudio das programações e da faixa comercial.

Para que esta normatização seja efetiva, a portaria 354 loudness prevê o controle do volume juntamente com um grupo de trabalho, que irá monitorar e revisar os parâmetros técnicos para que as emissoras não saiam do padrão.

Com esta medida, as emissoras que atualmente trabalham com a transmissão digital também devem controlar o nível de áudio de sua programação com base na portaria 354 loudness.

É importante ressaltar a obrigatoriedade da normalização dos parâmetros de volumes das emissoras de TV, pois sua programação deve chegar ao público sem causar nenhum tipo de alteração na sonoridade do áudio e, por esta razão, se faz necessário o uso da portaria 354 loudness como uma forma particular de padronizar a programação.

O que muda com a Portaria 354 Loudness?

Com esta nova regulamentação no controle do áudio entre os programas e os anúncios publicitários através da portaria 354 loudness, a variação do volume não deve ultrapassar 2 LU (unidade de medida relativa da intensidade subjetiva de áudio) com base na recomendação EBU R-128-2011.

Esta medida atende vários países, que já tomaram providências para regulamentar a padronização do volume do áudio de suas emissoras em consenso com a portaria 354 loudness . Enquanto isso, o Brasil só adotou os padrões internacionais por meio da Lei  nº 10.222, de 09 de maio de 2001, e da regulamentação criada pela portaria 354 loudness, que leva as emissoras nacionais a melhor forma de atender o que é estabelecido por lei.

Vale lembrar que, as emissoras que não aderirem à padronização de acordo com a portaria 354 loudness, estarão sujeitas a advertências, onde a reincidência deverá seguir os critérios estabelecidos no Código Brasileiro de Telecomunicações.


A Empresa
A Empresa

Detalhes

TV Digital
TV Digital

Detalhes

CIS ERP Cloud
CIS ERP Cloud

Detalhes